Filtrar


Questões por página:
ITIL define um conjunto de melhores práticas para os processos em uma área de TI, com a finalidade de agregar valor às áreas de negócio de uma organização. O modelo de referência de processos ITIL propõe as áreas a seguir descritas.

I- Suporte ao Serviço – os processos concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias à manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.

II- Entrega do Serviço – os processos concentram-se nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização.

Nas áreas I e II, são processos de Gerenciamento, respectivamente:
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Nesse contexto, analise os dois métodos abaixo, amplamente utilizados na prática atual da engenharia de software.

I- Abordagem que considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, e assim por diante.

II- Abordagem que intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, sendo um sistema desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas, quando, então, é refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que satisfaça as suas necessidades.

Essas definições caracterizam duas abordagens, respectivamente denominadas Métodos de Processos:
As alternativas a seguir apresentam, no contexto da ITIL, os objetivos das atividades do gerenciamento de infraestrutura de TI, à exceção de uma. Assinale-a.
Tendo por foco a ITIL, os processos da área de Suporte ao Serviço concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias para a manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.
Dois desses processos são conhecidos por Gerenciamento de:
Dentre os processos da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), o Gerenciamento de Configuração é o responsável pela criação da base de dados de gerenciamento de configuração, a qual é constituída pelos detalhes dos itens de configuração, empregados no aprovisionamento e no gerenciamento dos serviços de TI.
Nesse contexto, um item de configuração é um componente que faz parte ou está diretamente relacionado com a infraestrutura de TI, podendo ser físico ou lógico, como também composto por outros itens de configuração.

São exemplos de itens de configuração: