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A norma NBR ISO/IEC 12207:2009 estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, que pode ser referenciada pela indústria de software. A norma agrupa as atividades que podem ser executadas durante o ciclo de vida de um sistema que contém software em sete grupos de processo. No grupo de Processos de Projeto encontra-se o processo de
Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir este nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade

Considere, por hipótese, que as seguintes tarefas relacionadas à Tecnologia da Informação estão sendo consideradas no Tribunal Regional do Trabalho:

I. Avaliar o uso atual e futuro da Tecnologia da Informação.

II. Orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da Tecnologia da Informação atenda aos objetivos do negócio.

III. Monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos.

IV. Coordenar a implantação de um modelo de boas práticas de gestão em todas as instâncias da organização.

Estão de acordo com o conjunto de tarefas definidas pela norma NBR ISO/IEC 38500:2009, que estabelece um modelo para Governança corporativa de TI, APENAS os itens

De acordo com a ITIL v3 edição 2011, algumas atividades do Gerenciamento de Capacidade são reativas e outras são proativas durante o ciclo de vida do serviço. A atividade
A análise organizacional leva em conta o que a organização produz (produtos ou serviços), como ela produz (qualidade, custo, produtividade), para quem ela produz (mercado de clientes, concorrentes), com o que ela produz (tecnologia pessoal, recursos próprios ou de terceiros, fornecedores), para se ter uma idéia clara das suas vantagens competitivas e de como utilizá-las melhor. Na verdade, a análise organizacional busca localizar os fatores críticos de sucesso da organização.

Modernamente torna-se necessário, além dessa análise, verificar aspectos tangíveis e, principalmente, aspectos intangíveis. Dentre os aspectos intangíveis de uma organização, que devem ser alvo de uma análise organizacional, encontram-se: