Filtrar


Questões por página:
Em um apartamento de Brasília houve um princípio de incêndio que começou na cozinha. Os donos do imóvel relataram a um policial civil que ligaram muitos aparelhos elétricos ao mesmo tempo nas tomadas da cozinha. Os aparelhos eram uma cafeteira elétrica com 1.300 W de potência, um forno micro-ondas com 1.000 W de potência e uma fritadeira elétrica com 5.500 W de potência. O policial civil constatou que a cozinha tinha apenas um circuito elétrico e, portanto, apenas um fusível de 25 A.

Com base nesse caso hipotético, considerando que a tensão elétrica doméstica em Brasília é igual a 220 V e desprezando o fato de a tensão não pertencer a um sistema elétrico de correntes contínuas, assinale a alternativa correta.
Para mostrar a função e a forma como resistores podem ser arranjados dentro de um circuito elétrico, um instrutor do laboratório de perícia papiloscópica montou o circuito ilustrado abaixo. Após uma análise desse circuito, o instrutor solicitou aos estudantes que determinassem a resistência equivalente da combinação mostrada.



Com base nesse caso hipotético e no circuito ilustrado, assinale a alternativa que apresenta o valor da resistência equivalente.
Questão Anulada
Um rapaz fixou uma corda de nylon, estreita e flexível, entre duas árvores. Ao andar sobre a corda esticada, ele se desequilibrou e pulou. Nesse momento, uma onda se propagou nessa corda com a seguinte equação:

y = 0,4sen (π/3 x - 3πt).

Com base nesse caso hipotético e considerando que as constantes numéricas da equação acima estão no Sistema Internacional (SI) de medidas, assinale a alternativa correta.
Questão Anulada

O projeto de um sistema de controle envolve um sinal eletromagnético que se propaga, em função do tempo, de acordo com a equação diferencial linear sendo

A solução dessa equação, válida unicamente para t ≥ 0, é expressa por

Um sistema de controle opera com um sensor eletromagnético não linear que converte uma intensidade de corrente i em força F. A função não linear que converte corrente (A) em força (N) é dada por F(i) = 4i 3 - 6i 2 + 2i. Precisando linearizar essa função no ponto nominal de corrente i=1, obtém-se para esse ponto de operação a função linear FL(i) = A + Bi.

Os valores de A e B, respectivamente, são