Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Pode-se produzir uma onda harmônica simples em uma corda longa. Para tanto, move-se uma das extremidades da corda para cima e para baixo, com igual deslocamento vertical. Após algumas oscilações, a configuração da corda pode ser expressa matematicamente por uma função seno. Esse tipo de onda também é conhecido por onda senoidal. Desse modo, a equação de uma dada onda senoidal, que se propaga para a direita, numa corda é dada por:

y = 40sen [ π 0,02x - 3,00t] em que x e y são medidos em centímetros e t em segundos. Com base na equação dada, a frequência (f), em Hertz (Hz), dessa onda senoidal é
No intuito de mostrar aos estudantes de um curso de formação de policiais o fenômeno da refração da luz, o instrutor incidiu sobre um aquário, cheio de água, um feixe de luz. O instrutor explicou aos estudantes que é possível determinar o ângulo de refração ( θ2) por meio da Lei de Snell. Se o feixe de luz entra na água com um ângulo de incidência θ1, sendo o índice de refração da água (nágua) igual a 1,33 e o índice de refração do ar (nar) igual a 1,00, o ângulo de refração ( θ2) é expresso corretamente por
A respeito do índice de refração, assinale a alternativa correta, considerando a velocidade da luz no vácuo igual a 3.108 m/s.
A figura abaixo mostra a oscilação ressonante de uma corda de 8,4 m fixa em duas extremidades. O módulo da velocidade das ondas é igual a 400 m/s.



Com base na figura, assinale a alternativa que apresenta o valor da frequência (f) das ondas transversais e das oscilações dos elementos da corda.

Com relação à polarização da luz, assinale a alternativa correta.