Filtrar


Questões por página:
Um paciente portador de linfoma, última quimioterapia há 13 dias, chega à unidade com queixa de calafrios e febre não aferida. Ao exame: paciente em regular estado geral, desidratado, hipocorado, taquicárdico (115 bpm), eupneico em ar ambiente, normotenso (110x70 mmHg), temperatura de 38,2°. Na admissão, foram solicitados exames laboratoriais. Sendo a principal hipótese diagnóstica neutropenia febril, os resultados que confirmariam seu diagnóstico são:
A pancreatite aguda é uma condição que exige um manejo adequado e, já na admissão hospitalar, há necessidade de análise da gravidade do paciente. Uma forma simples de avaliação é pelo escore de Ranson, que tem como parâmetros iniciais: a idade e os valores de leucócitos, LDH, glicose e TGO. Pontuaria nesse critério:
C. V. R.,83 anos, está em internação hospitalar há 17 dias por sepse urinária, a qual necessitou de diversos escalonamentos da antibioticoterapia. Acompanhante refere que ontem, a partir da tarde, paciente apresentou diversos episódios de diarreia aquosa com odor forte. Diante do quadro acima, as principais hipóteses – diagnóstica e terapêutica – adequadas são, respectivamente:
O coma é a ausência completa de despertar e de conteúdo da consciência. Para ser diferenciado dos quadros de síncope ou concussão, o quadro de coma deve persistir por mais de:
Uma mulher,32 anos, foi internada devido a uma dispneia intensa e vertigem ao esforço. Durante a anamnese, ela relata parto vaginal cerca de 3 meses antes de buscar o pronto-socorro e retorno recente do uso de anticoncepcionais orais combinados. Apresenta dor torácica bilateral, sugestiva de caráter pleurítico. Foi solicitada uma angiotomografia com o resultado a seguir:

Q58.png (441×423)


Com isso, o diagnóstico mais provável é: