Filtrar


Questões por página:

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, o que podemos considerar, assinale V para verdadeiro e F para falso.


(....) A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos, sendo estes profissionais e sociais, constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.

(....) A instrumentalidade como uma mediação permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e reflexivo.

(....) A intervenção do assistente social se reduz à sua dimensão instrumental.

(....) A instrumentalidade sendo uma particularidade e como tal, campo de mediação, é o espaço no qual a cultura profissional se movimenta.

(....) A instrumentalidade deve ser aplicada apenas como singularidade, e como tal, um fim em si mesma.


Assinale a alternativa que CORRETA.

Visualizar Questão Comentada

Um projeto profissional constitui-se como um guia para a ação, posto que estabelece finalidades ou resultados ideais para o exercício profissional e as formas de concretizá-lo. Seu âmbito é o da sistematização em nível da consciência que se tem dos processos e práticas sociais, das finalidades propostas e dos meios para a sua realização.


(GUERRA, Yolanda. Projeto Profissional Crítico: estratégia de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. Revista Serviço Social e Sociedade n.91. São Paulo, Cortez,2007, p.18)


Considerando a citação acima, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social:

Visualizar Questão Comentada
De acordo com a PNAS/2004 e a LOAS, o que se entende por Serviços, Programas e Projetos é:
Visualizar Questão Comentada
Sobre a reestruturação produtiva no Brasil e sua relação com a Política Social, pode-se afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
“A Velha questão social metamorfoseia-se, assumindo novas roupagens. Ela evidencia hoje a imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social e as relações sociais que o impulsionam”.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social,2014, p.144.
Sobre a citação descrita, pode-se afirmar que, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada