Filtrar


Questões por página:
A Politica Social pode se considerada um campo privilegiado para o Serviço Social. Sua operacionalização esta inscrita no bojo de determinações socio-históricas delineados pelas contraditórias relações sociais de produção e reprodução capitalista, pois a Politica Social atende tanto aos interesses do capital quanto as necessidades da Classe Trabalhadora. Behring e Boschetti 2008, afirmam que as políticas sociais são concessões e conquistas que dependem das correlações de força. Portanto, para fazer uma análise e estudar as políticas sociais é necessário considerar alguns elementos primordiais. Aponte quais são esses elementos e assinale a alternativa correspondente: I.A natureza do capitalismo, seu grau de desenvolvimento e as estratégias de acumulação prevalecentes. II.O Papel do Estado na regulação e implementação das Politicas Sociais. III.O Papel da Classes Sociais.
O Serviço Social tem como objeto de planejamento da intervenção profissional o segmento da realidade que lhe é posto, porém é sabido que a realidade social é dinâmica, portanto não existe um momento perfeitamente delineado e delimitado para intervenção. Neste sentido podemos afirmar que:
O assistente social tem ampliado sua ação profissional, transcendendo a ação direta com usuários e atuando também em planejamento, gestão, assessoria, investigação, formação de recursos humanos e nos mecanismos de controle social (conselhos e conferências). Suas atribuições podem ser desenvolvidas nos diversos espaços, havendo, entretanto, predominância de determinadas ações a partir das áreas de trabalho. Nessa perspectiva, consideramos as atribuições dos assistentes sociais na saúde, tanto na ação direta como nos demais níveis. Assim o Assistente Social na saúde desenvolve suas ações pautadas em dimensões, que são complementares e indissociáveis. Aponte quais são essas ações:
O Projeto de Reforma Sanitária, tendo no SUS uma estratégia, tem como base um Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Destacam-se como fundamentos dessa proposta: I. A democratização do acesso; II. A universalização das ações e a melhoria da qualidade dos serviços com a adoção de um novo modelo assistencial pautado na integralidade e equidade das ações; III. A democratização das informações e transparência no uso de recursos e ações do governo; IV. A descentralização com controle social democrático e a interdisciplinaridade nas ações. Assinale a alternativa CORRETA:
A Lei 10.741 de 01/10 de 2003, dispõe sobre o Estatuto do idoso que visa regular os direitos assegurados as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O Art.3º, aponta os responsáveis em assegurar com prioridade os direitos inerente a pessoa idosa. Baseados na garantia desses direitos, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao artigo citado: