Filtrar


Questões por página:
A expressão “concepções pedagógicas” é correlata de “ideias pedagógicas”. A palavra pedagogia e, mais particularmente, o adjetivo pedagógico têm marcadamente ressonância metodológica denotando o modo de operar, de realizar o ato educativo. Assim, as ideias pedagógicas são as ideias educacionais entendidas, porém, não em si mesmas, mas na forma como se encarnam no movimento real da educação orientando e, mais do que isso, constituindo a própria substância da prática educativa (Demerval Saviani). As concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis:
No que diz respeito à aprendizagem significativa, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A aprendizagem significativa é aquela em que ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Substantiva quer dizer literal, ao pé-da-letra, e arbitrária significa que a interação é com qualquer ideia prévia, mas sim com algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende.
( ) A este conhecimento, especificamente relevante à nova aprendizagem, o qual pode ser, por exemplo, um símbolo já significativo, um conceito, uma proposição, um modelo mental, uma imagem, David Ausubel (1918-2008) chamava de subsunçor ou ideiaâncora.
( ) Em termos simples, subescor ou ideia de âncora é o nome que se dá a um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Tanto por recepção como por descobrimento, a atribuição de significados a novos conhecimentos depende da existência de conhecimentos prévios especificamente relevantes e da interação com eles.
( ) O subescor ou ideia de âncora pode ter maior ou menor estabilidade cognitiva, pode estar mais ou menos diferenciado, ou seja, mais ou menos elaborado em termos de significados. Contudo, como o processo é interativo, quando serve de ideia-âncora para um novo conhecimento ele próprio se modifica adquirindo novos significados, corroborando significados já existentes.
( ) A aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não-literal e não-arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Durante muito tempo, desde o estabelecimento da Didática como teoria de ensino, sistematizando o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar, até o movimento escolanovista, a pedagogia enfocou o processo de ensino no professor acreditando que, dessa forma, estaria valorizando o conhecimento. Com isso, o processo de aprendizagem, dissociado do ensino, ficou relegado a segundo plano. Com o conhecimento acumulado, nas últimas décadas, em várias áreas do conhecimento que estudam o ser humano, e o consequente desenvolvimento das teorias construtivistas, faz-se necessário ressignificar a unidade entre o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, DEMO (2004) defende que o aluno somente aprende se reconstruir conhecimento. Essa reconstrução se dá com base no que se já conhece dos saberes disponíveis e de nossa ___________________.
De acordo com Paulo Freire, um projeto educativo deve conter em si o movimento dialético-crítico que estabelece vínculos estreitos entre educação e política, educação e luta de classes. Por meio da educação, os sujeitos deixam de serem meros agentes bancários, e a escola, fiel depositária, para frente aos desafios de seu tempo, constituírem o resgate de uma concepção universal de educação. No mesmo sentido:
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. Nesse sentido, é incorreto afirmar que