Filtrar


Questões por página:
Em linhas gerais, o trabalho do fonoaudiólogo nas redes de atenção pode incluir alguns objetivos, sendo assim, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre esses objetivos e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Contribuir para a construção de linhas de cuidado em cada uma das redes temáticas o trabalho individual.
( ) Buscar a compreensão e a construção da articulação entre os diversos pontos de atenção.
( ) Buscar integrar distintas instâncias de gestão, inclusive comitês gestores.
( ) Participar de padronização de procedimentos e elaboração de protocolos na atenção à saúde.
( ) Participar de ações destinadas ao planejamento, ao monitoramento e à execução de projetos e programas de saúde.
( ) Contribuir no planejamento e condução de estudos epidemiológicos e, consequentemente, na produção de conhecimento para a área de saúde.
( ) Contribuir na informação e no letramento em saúde do usuário do Sistema Único de Saúde.
( ) Fomentar estratégias de educação permanente.
Em 2006, houve um grande movimento denominado Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, que visava estabelecer um conjunto de reformas nas relações institucionais e fortalecimento da gestão do SUS. Foram firmados compromissos e definidas seis prioridades e metas no Pacto pela Vida, a serem alcançadas nos municípios, regiões, estados e o país, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Saúde da criança e adolescente.
( ) Controle do câncer do colo do útero e da mama.
( ) Aumento da mortalidade infantil e materna.
( ) Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
( ) Promoção da saúde com ênfase na atividade física regular e alimentação saudável.
( ) Fortalecimento da Atenção Básica.
Na avaliação da leitura, de acordo com a abordagem cognitiva, deve incluir vários tipos de estímulos, a fim de se verificar a presença ou ausência de alguns efeitos aos quais as vias lexical e fonológica são sensíveis. A via lexical é sensível ao efeito de lexicalidade, frequência e imageabilidade, ao passo que a via fonológica é sensível aos efeitos de regularidade e extensão. Assim, alguns estímulos que a prova deve conter são:

I. palavras e pseudopalavras, pois apenas a via fonológica pode processar as últimas (efeito de lexicalidade).
II. palavras de ortografia regular e de ortografia irregular, pois apenas a via lexical pode processar as últimas (efeito de regularidade). Em sistemas transparentes como o português, sugere-se o uso de palavras estrangeiras utilizadas em nosso meio, como e, que também são lidas pela via lexical.

III. palavras de função gramatical e palavras polimorfêmicas, para verificar a integridade das conexões diretas entre os dois léxicos (via lexical direta).

IV. palavras frequentes e não frequentes, pois diferenças entre esses estímulos sugerem danos na via lexical.

V. palavras concretas e abstratas, uma vez que a presença do efeito de imageabilidade (melhor desempenho em palavras concretas que em abstratas) tem sido considerado como indicativo de danos na via lexical.

VI. palavras curtas e longas, uma vez que a via fonológica faz um processamento serial e sua leitura deve ser vulnerável ao efeito de extensão.
A atuação do fonoaudiólogo educacional como assessor é ampla e, provavelmente, é a mais disseminada. Há inúmeras ações realizadas por esse profissional, nesta função. Entre elas, podemos destacar, de acordo com a Resolução CFFa 387/104:

I. atuação integrada à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo de ensino-aprendizagem.
II. desenvolvimento de ações educativas, formativas e informativas, para disseminação do conhecimento sobre a interface entre comunicação e aprendizagem para os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: gestores, equipes técnicas, professores, familiares e educandos, inclusive intermediando campanhas públicas ou programas intersetoriais.
III. desenvolvimento de ações institucionais, principalmente de promoção e prevenção, inclusive com a realização de encaminhamentos extra escolares.
IV. participação ativa em processos de formação continuada de profissionais da educação.
V. o fonoaudiólogo educacional deve olhar o cenário no qual a instituição de ensino está contextualizada, e realizar atendimento clínico quando houver demanda de dificuldades de aprendizagem na instituição.
VI. sensibilização e capacitação de educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social.
Analise as assertivas quanto a respiração que pode ser classificada quanto ao modo em nasal, oral e mista e assinale a alternativa correta.

I. A respiração predominantemente oral também pode ser associada a fatores de natureza não obstrutivas como amamentação materna insuficiente, hábitos orais prolongados e flacidez de músculos da face.
II. As consequências da respiração oral podem ser flacidez de estruturas face como lábios, que pode resultar em lábio superior hipodesenvolvido e inferior espesso e com eversão, dificultando o selamento labial.
III. Os músculos bucinadores, masseteres e temporais podem apresentar flacidez enquanto o músculo mentual se apresenta em hiperfunção.
IV. A audição merece uma atenção especial nas crianças respiradoras orais, principalmente na faixa entre 5 e 12 anos, período de maior desenvolvimento das habilidades auditivas, visando a evitar flutuação dos limiares da audição e consequentemente prejuízos na aprendizagem.