Filtrar


Questões por página:
A Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público (NBASP) 400 estabelece os princípios que regem as auditorias de conformidade no setor público, definindo-a como a “avaliação independente para determinar se um dado objeto está em conformidade com normas aplicáveis como critérios”. A norma aborda elementos, metodologias e requisitos para a execução desse tipo de auditoria, que pode ser realizada isoladamente ou combinada com auditorias financeiras ou operacionais. À luz de suas disposições, assinale a alternativa INCORRETA.
A NBASP 300 trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional no Setor Público, estabelecendo os conceitos, definições, as partes da auditoria, entre outros temas. Com base em suas disposições, analise o que se afirma a seguir.

I. A auditoria operacional tem como principal objetivo fornecer uma opinião geral sobre se a entidade auditada alcançou economicidade, eficiência e efetividade, de forma comparável à opinião que é emitida na auditoria de demonstrações financeiras.
II. Os critérios utilizados na auditoria operacional devem ser estabelecidos exclusivamente com base em leis e regulamentos, sem necessidade de discussão prévia com a entidade auditada.
III. É crucial que os auditores exerçam ceticismo profissional e adotem uma abordagem crítica, mantendo uma distância objetiva das informações recebidas. Espera-se que os auditores façam avaliações racionais e desconsiderem preferências pessoais, próprias ou de outros.

Está CORRETO o que se afirma em:
À luz da NBASP 200, que trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira no Setor Público, analise as afirmativas a seguir, atribuindo (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A auditoria financeira tem como objetivo fornecer asseguração absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.
(__) A avaliação da estrutura de relatório financeiro aplicável inclui a obrigação do auditor de sugerir sua substituição caso ela não seja considerada aceitável e a escolha for discricionária da administração.
(__) O auditor deve incluir um parágrafo de ênfase no relatório sempre que identificar qualquer inconsistência nas informações comparativas, independentemente da materialidade.

A sequência está CORRETA em:
A Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) introduziu alterações significativas no regime jurídico das contratações públicas. À luz de suas disposições, avalie as afirmativas a seguir.
I. Na hipótese de empate entre duas ou mais propostas, a legislação determina que a disputa pelo objeto seja resolvida, primeiramente, por meio de disputa final, em que os licitantes empatados poderão apresentar nova proposta em ato contínuo à classificação. Se não for sanado o empate desta forma, a adjudicação do objeto se dará, necessariamente, através de sorteio promovido em sessão pública.
II. O Pregão, preferencialmente na forma eletrônica, deve ser utilizado para a contratação de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado, desde que o objeto seja passível de definição clara e precisa no edital, não se aplicando a obras e serviços de engenharia. O critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
III. O instituto da inexigibilidade de licitação aplica-se, entre outros casos, à contratação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, sendo vedada para contratação de serviços de publicidade.

Está CORRETO o que se afirma em:
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, existe uma modalidade de licitação específica, expressamente prevista para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor, que é