Filtrar


Questões por página:
Carlos, um homem de 45 anos, foi diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 após sentir sintomas como sede excessiva, visão turva e fadiga constante. Ele também apresentava histórico de obesidade e sedentarismo. O médico explicou que a doença está relacionada à dificuldade do corpo em controlar os níveis de glicose no sangue e prescreveu mudanças na dieta e medicamentos. Qual dos seguintes hormônios é responsável pela redução dos níveis de glicose no sangue?
A história das Américas, ao longo dos séculos, foi moldada por dinâmicas complexas envolvendo diversos grupos sociais, culturais e políticos. Nesse contexto, a análise das interações entre as metrópoles coloniais e as sociedades indígenas, africanas e locais nos permite compreender melhor a formação das Américas. Com base nisso, qual das alternativas a seguir melhor descreve o papel das relações coloniais nas Américas, considerando os impactos nas sociedades indígenas e africanas?
Em "Tráfico, cativeiro e liberdade", Florentino e seus colaboradores apresentam uma análise aprofundada do sistema escravista no Brasil colonial e imperial. Considerando as diversas facetas do cativeiro abordadas na obra, assinale a alternativa que melhor representa a complexidade das relações sociais estabelecidas no contexto da escravidão.
A história das Américas apresenta uma diversidade de processos históricos, sociais e culturais, refletindo diferentes formas de organização política, econômica e social. Considerando a análise das Américas a partir de novas perspectivas históricas, qual das alternativas abaixo melhor explica como os fatores econômicos, sociais e culturais influenciaram a formação dos Estados nacionais nas Américas?
O ensino de história, especialmente no contexto contemporâneo, enfrenta uma série de desafios relacionados à abordagem pedagógica, ao uso de novas tecnologias e à construção de uma narrativa histórica inclusiva e crítica. Considerando esses desafios, qual das alternativas abaixo melhor descreve a importância de uma abordagem crítica no ensino de história, que contemple tanto a pluralidade de perspectivas quanto as questões sociais e culturais presentes no currículo?