Questões de Concurso
Filtrar
160 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 32
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
No quadro a seguir encontram-se eixos do conhecimento e habilidades da Matriz de Referência de Língua Portuguesa/Linguagens do 5º Ano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Numere a 2ª Coluna, identificando o eixo do conhecimento correto de cada habilidade, conforme a 1ª Coluna.
1. Leitura 2. Análise linguística/Semiótica
( ) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação.
( ) Analisar relações de causa e consequência. ( ) Julgar a eficácia de argumentos em textos. ( ) Identificar os mecanismos de progressão textual.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Numere a 2ª Coluna, identificando o eixo do conhecimento correto de cada habilidade, conforme a 1ª Coluna.
1. Leitura 2. Análise linguística/Semiótica
( ) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação.
( ) Analisar relações de causa e consequência. ( ) Julgar a eficácia de argumentos em textos. ( ) Identificar os mecanismos de progressão textual.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
“A partir da concepção da Escola dos Annales, entende-se o tempo histórico tanto como um tempo cronológico (o tempo do calendário, do relógio) quanto como um tempo cultural, específico de cada atividade produtiva, ou não, dos grupos humanos [...]”.
BARATZ, J. O tempo histórico e sua apresentação pelas professoras do Ensino Fundamental I.2008.115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,2008. p.26
Considerando o exposto no texto acima e a compreensão da perspectiva do ensino de história defendida no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, pode-se afirmar que
BARATZ, J. O tempo histórico e sua apresentação pelas professoras do Ensino Fundamental I.2008.115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,2008. p.26
Considerando o exposto no texto acima e a compreensão da perspectiva do ensino de história defendida no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, pode-se afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
Magda Soares (2020, p.78) quando discute sobre consciência lexical afirma que “[...] a criança, em suas primeiras produções escritas, costuma juntar a palavras de conteúdo, ou separar delas, palavras funcionais”. Para ilustrar isso, a autora apresentou alguns exemplos colhidos de textos de crianças de 6-7 anos: Osolhos (os olhos); com migo (comigo); de vagar (devagar); derrepente (de repente); jaera tarde de mais (já era tarde demais).
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020.
Com base nos estudos de Soares (2020) assinale a alternativa CORRETA.
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020.
Com base nos estudos de Soares (2020) assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
“A produção de textos nas aulas de matemática cumpre um papel importante para a aprendizagem do aluno e favorece a avaliação dessa aprendizagem em processo”.
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
De acordo com Smole e Diniz (2004), pode-se afirmar que
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
De acordo com Smole e Diniz (2004), pode-se afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
“Ler o mundo, ou as representações dele, requer um exercício constante no estabelecimento de relações para que ocorram as (re)significações. A este exercício chamamos de alfabetização. Quando pensamos que a criança, no início de sua vida estudantil, substitui um conjunto de letras por um significado real, e, consequentemente num processo contínuo de descobertas aprender a dar significados aos símbolos de um mapa, por exemplo, estará desenvolvendo uma linguagem própria, com isto, demonstra estar no processo contínuo de alfabetização”.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS,2016. p.12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS,2016. p.12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental