Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 2088 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Visualizar Questão Comentada
Na fala “Mas também não me sujei ontem”, o termo em destaque dá ideia de:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Visualizar Questão Comentada
Segundo a tirinha, podemos afirmar corretamente que o garoto:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
A organização do trabalho pedagógico na escola deve considerar concepções de aprendizagem que valorizem o papel ativo do estudante na construção do conhecimento. Nesse sentido, qual das alternativas expressa uma concepção compatível com essa perspectiva?
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola caracterizada por alta rotatividade de alunos e docentes, índices reduzidos de aprendizagem e descontinuidade entre os ciclos, o Supervisor Pedagógico é desafiado a atuar frente à fragmentação do trabalho pedagógico e à perda de identidade coletiva do projeto educacional. Após análise dos dados e escuta dos sujeitos escolares, surgem quatro propostas discutidas em reunião ampliada da equipe pedagógica.
Considerando uma concepção crítica da supervisão e o diagnóstico pedagógico como instrumento reflexivo e formativo, qual das propostas a seguir representa a intervenção mais coerente?
Considerando uma concepção crítica da supervisão e o diagnóstico pedagógico como instrumento reflexivo e formativo, qual das propostas a seguir representa a intervenção mais coerente?
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Uma escola vivencia uma escalada de conflitos entre estudantes e docentes, acompanhada por episódios de desrespeito e atitudes intolerantes no ambiente escolar. A gestão propõe reforçar as normas disciplinares e estabelecer um novo código de conduta. Já a supervisão pedagógica defende que a resposta institucional deve ir além do controle de comportamentos, envolvendo o debate coletivo sobre valores, narrativas de pertencimento e o papel da escola na formação de sujeitos éticos.
Analise as assertivas a seguir:
I. Mediar a construção de critérios objetivos para sanções disciplinares contribui para garantir segurança institucional e eliminar a dimensão subjetiva dos conflitos.
II. A defesa da ética como prática permanente no cotidiano escolar implica promover espaços de escuta e diálogo, em que os conflitos sejam compreendidos como oportunidades de formação e transformação.
III. O encaminhamento exclusivo de casos graves para comissões externas protege os docentes, mas esvazia o papel pedagógico da escola na formação para a convivência democrática.
IV. A adoção de códigos de conduta construídos coletivamente pode favorecer o sentimento de pertencimento e o compromisso ético dos sujeitos com o projeto da escola.
Assinale a alternativa correta:
Analise as assertivas a seguir:
I. Mediar a construção de critérios objetivos para sanções disciplinares contribui para garantir segurança institucional e eliminar a dimensão subjetiva dos conflitos.
II. A defesa da ética como prática permanente no cotidiano escolar implica promover espaços de escuta e diálogo, em que os conflitos sejam compreendidos como oportunidades de formação e transformação.
III. O encaminhamento exclusivo de casos graves para comissões externas protege os docentes, mas esvazia o papel pedagógico da escola na formação para a convivência democrática.
IV. A adoção de códigos de conduta construídos coletivamente pode favorecer o sentimento de pertencimento e o compromisso ético dos sujeitos com o projeto da escola.
Assinale a alternativa correta:
