70 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 14
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
Podemos descrever a aprendizagem da escrita como aprender a um jogo, no qual é necessário aprender as combinações, as regras, ter vontade e treinar. Aprendendo o jogo da escrita, é possível escrever histórias, poesias, cartas, bilhetes, enfim, conhecer o mundo e suas coisas. A escrita é constituída de uma atividade psicomotora extremamente complexa, no qual participam os aspectos de maturação, expressado pelo conjunto de atividades motoras que são constituídos pelo desenvolvimento psicomotor geral.
Julgue o item a seguir.
Libâneo define a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos escritos, produzidos pelo grupo de estudantes em sala de aula a cada encontro. E a segunda é a técnica–prática, que representa o trabalho docente, incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
Julgue o item a seguir.
Vygotsky destacou o valor da cultura e o contexto social, que acompanha o crescimento da criança, servindo de guia e ajudando no processo de aprendizagem. Para que a promoção do desenvolvimento das ações autorreguladas e independentes da criança sejam efetivas, é preciso que a ajuda que se ofereça esteja dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), uma região psicológica hipotética que representa a diferença entre as coisas que a criança pode sozinha e as coisas para as quais necessita ajuda.
Julgue o item a seguir.
A Base Nacional Comum Curricular define os direitos de aprendizagem de todos os alunos do Brasil, assim como determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos e alunas têm o direito de aprender. Na prática, isso significa que, independentemente da região, raça ou classe socioeconômica, todos os estudantes do Brasil devem aprender as mesmas habilidades e competências ao longo da sua vida escolar.
Julgue o item a seguir.
As deficiências no processo de desenvolvimento da linguagem têm, inegavelmente, um impacto significativo na alfabetização mas não afetam o processo de letramento, visto que esse depende exclusivamente do contato do sujeito com o mundo.