limpar filtros
Questões por página:

De acordo com informação contida no site do MEC, até 2008, “o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro”.

O novo exame será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. Cada grupo de testes abrangerá as seguintes áreas do conhecimento:

O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar, representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor. São funções psicomotoras: I. Relaxamento total, diferencial e segmentar; II. Organização espacial e temporal, ritmo; III. Lateralidade, equilíbrio; IV. Esquema corporal, tônus da postura; V. Coordenações globais, motricidade fina; VI. Atenção, percepção.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos levam para sala de aula saberes construídos a partir da suas vivências em todos os espaços em que vivem (família, trabalho, lazer, religião). A equipe docente, nesse segmento, deve trabalhar esses saberes através de atividades em que sejam

Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até três antes de mover a corda.

Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças

O paradigma dos “rizomas” reconhece a interdependência entre todos os fatores da realidade e é regido por seis princípios básicos: a conexão, a heterogeneidade, o rizoma, a ruptura significante, a cartografia e a decalcomania. Pode-se dizer que, em tempos de pós-modernidade, em início do terceiro milênio, sob a força de grandes acontecimentos, mudanças, rupturas e desagregações, o currículo em rede de saberes insere-se nesse paradigma emergente. Assim, para pensar a educação num novo paradigma, na pós-modernidade, há que se levar em conta o sujeito humano, a sociedade, a história, a cultura e a linguagem.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Currículo em Rede de Saberes Contextuais Relacionais: Organização Metodológica. Cadernos Unitri. V.5. (2007) - Uberlândia: UNITRI,2007.

Em um currículo em rede, a construção do conhecimento se dá a partir de quê?