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Alunos de 11 e 12 anos têm interesses específicos que devem ser utilizados para motivá-los em novos estudos. Que procedimento didático deve ser adotado, visando ao desenvolvimento da curiosidade e da investigação?
Professores de Ciências realizam experimentos como forma de estimular a atitude investigativa nos alunos. Essas atividades estimulam a percepção do conhecimento científico como forma de busca de respostas para problemas, utilizando o confronto de ideias com os fatos observados, que estão sujeitos a interpretações, modificações, avanços e influências do conteúdo social, político e cultural. Para esses professores, os experimentos são
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Um professor de matemática vem acompanhando uma turma de alunos de 11 e 12 anos em relação à construção de conceitos fundamentais da matemática. Para que os alunos aprendam tais conceitos, esse professor vem desenvolvendo atividades: I. vários exercícios do mesmo tipo para que os alunos retenham os conceitos fundamentais; II. resolução de situações-problemas para aplicação dos conceitos fundamentais; III. exercícios para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos fundamentais; IV. provas minuciosas com os conteúdos que são pré-requisitos para estudos posteriores. Dessas ações, assinale as que contribuíram para o alcance da meta da aprendizagem dos conceitos fundamentais.
Questão Anulada

Professores devem conhecer o funcionamento da escrita, da leitura e da fala para compreenderem o professor de alfabetização. Assim será capaz de analisar erros de ortografia e agir como mediador no processo de construção das regras do sistema de escrita pelos alunos.

O professor que possua alunos que cometem erros como escrever vogeti no lugar de foguete, deve propiciar aos alunos

“Elevar a nível universitário a preparação do magistério, assinalou Anísio, constituiu a primeira tentativa realizada no Brasil para a formação intencional e regular de mestres para a escola progressiva. Professores, diretores de escolas, orientadores, toda uma categoria de profissionais do ofício de ensinar e educar, atestariam nas práticas da escola progressiva, enriquecida pelos cursos de música, desenho, artes industriais, educação física, recreação e jogos, o papel renovador do Instituto de Educação na filosofia educacional brasileira." (LIMA, Hermes. Anísio Teixeira. Estadista da Educação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1978) Em 1935, o educador Anísio Teixeira liderou a primeira escola de formação do professor primário em nível universitário: a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal. Essa iniciativa contribuiu para configurar o perfil e a carreira de educador; entretanto, para obter resultados positivos, era necessário que essa formação