40 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. Em 1995, o SAEB passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal).
As frases a seguir contêm informação sobre a Prova Brasil e o SAEB. Atribua o número 1 para as que contiverem informações sobre a Prova Brasil e o número 2 para as relativas ao SAEB.
( ) Avalia estudantes de 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
( ) Avalia as escolas públicas localizadas em área urbana.
( ) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.
( ) Não avalia o Ensino Médio.
( ) Avalia todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série.
A sequência correta é:
A Lei10639 de 2003 contempla uma área até então ignorada pelo ensino tradicional. A inclusão dessa temática no currículo escolar foi uma das primeiras medidas do governo Lula; no entanto, quatro anos depois, organizações envolvidas com educação e igualdade racial avaliam que, apesar dos avanços, ainda é necessário mais empenho para superar as barreiras.
A Lei 10639 de 2003 estabelece
No processo de alfabetização, é importante que sejam utilizados diferentes tipos de texto. Considerando que cada tipologia textual possui características específicas, é correto afirmar que o texto
De acordo com os PCNs, “a diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivência do sagrado e sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.”
Frequentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à Pluralidade Cultural. (p.125).
Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, no cotidiano escolar, tendemos a assumir estereótipos. Para superar o racismo e a discriminação presentes no dia a dia escolar, é necessário que os professores