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IF Sul Rio-Grandense - 2021 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-Grandense (IF Sul-Rio-Grandense) - R - Professor - Educação Física
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Segundo a obra: Ensinando tênis para jovens (1999), os pontos no tênis começam com um jogador, chamado de sacador, mas, antes de sacar, deve verificar se o recebedor está pronto para jogar.
Em relação ao serviço ou saque, analise as afirmativas a seguir.
I. O sacador pode pisar sobre ou acima da linha de base até terminar o serviço.
II. O primeiro serviço deve passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário na área de saque correspondente.
III. Se o serviço atingir a rede e depois sair para a área de serviço contrária, será considerado falta.
IV. Para o serviço do ponto seguinte, o sacador deverá mudar para uma posição atrás da linha de base, entre a marca do centro e a linha lateral esquerda.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação ao serviço ou saque, analise as afirmativas a seguir.
I. O sacador pode pisar sobre ou acima da linha de base até terminar o serviço.
II. O primeiro serviço deve passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário na área de saque correspondente.
III. Se o serviço atingir a rede e depois sair para a área de serviço contrária, será considerado falta.
IV. Para o serviço do ponto seguinte, o sacador deverá mudar para uma posição atrás da linha de base, entre a marca do centro e a linha lateral esquerda.
Estão corretas apenas as afirmativas
Voser e Giusti (2002, p.68), na obra: O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica afirmam : “Dentre todos os sistemas mais fáceis de ser aplicado na escola por ter um equilíbrio ofensivo e defensivo, não necessitando muitos deslocamentos combinados para que a bola consiga sair da defesa para a zona de ataque."
Qual item corresponde ao sistema de ataque citado acima?
Qual item corresponde ao sistema de ataque citado acima?
Os autores Voser e Giusti (2002), trazem a seguinte definição: “é um elemento técnicotático, de caráter ofensivo, que consiste na saída rápida da defesa para o ataque, com a finalidade de surpreender o adversário”.
Segundo os autores, qual o nome dessa ação?
Segundo os autores, qual o nome dessa ação?
No livro de Fernandes, Atletismo: corridas (2003), as corridas de velocidade são provas técnicas, constituindo provas precisas. Para entender melhor seus detalhes, elas são divididas em fases.
Fases das corridas de velocidade:
1. A saída ou partida 2. O desenvolvimento 3. A chegada
Utilizando os números acima, enumere os itens a seguir, de acordo com cada fase.
( ) Deve manter os braços flexionados em um ângulo de 90 graus, procurando levar os cotovelos para trás na movimentação.
( ) Quando bem executada, pode levar um corredor à vitória.
( ) Qualquer vantagem que o corredor obtiver nesse momento pode lhe valer uma grande vitória.
( ) Prontos. Ao ouvir essa palavra, o corredor eleva rapidamente o quadril de forma a elevar o joelho, que está em contato com o solo. ( ) Devem tomar certos cuidados para que não seja diminuído o esforço, inclusive com a cabeça, que não deve ser inclinada para trás quando o tronco é projetado para a frente.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Fases das corridas de velocidade:
1. A saída ou partida 2. O desenvolvimento 3. A chegada
Utilizando os números acima, enumere os itens a seguir, de acordo com cada fase.
( ) Deve manter os braços flexionados em um ângulo de 90 graus, procurando levar os cotovelos para trás na movimentação.
( ) Quando bem executada, pode levar um corredor à vitória.
( ) Qualquer vantagem que o corredor obtiver nesse momento pode lhe valer uma grande vitória.
( ) Prontos. Ao ouvir essa palavra, o corredor eleva rapidamente o quadril de forma a elevar o joelho, que está em contato com o solo. ( ) Devem tomar certos cuidados para que não seja diminuído o esforço, inclusive com a cabeça, que não deve ser inclinada para trás quando o tronco é projetado para a frente.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Segundo Coutinho (2007), o drible, em basquetebol, corresponde à ação do jogador/aluno em impulsionar consecutivamente a bola contra o solo.
Em relação ao drible e sua utilização no jogo, são feitas as seguintes afirmações:
I. Dribles com mudança de direção caracterizam-se pela maior dificuldade de realização, exigindo do aluno uma técnica mais apurada e uma dedicação bem maior no seu aprendizado.
II. Drible baixo de proteção é utilizado quando o jogador que está com a bola sofre marcação de longe.
III. Drible alto ou de velocidade é utilizado quando o jogador que está de posse da bola não está sofrendo uma marcação mais severa.
IV. Drible com passagem da bola por entre as pernas é realizado quando o atacante desloca-se em diagonal, realizando um movimento rápido e brusco de punho.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação ao drible e sua utilização no jogo, são feitas as seguintes afirmações:
I. Dribles com mudança de direção caracterizam-se pela maior dificuldade de realização, exigindo do aluno uma técnica mais apurada e uma dedicação bem maior no seu aprendizado.
II. Drible baixo de proteção é utilizado quando o jogador que está com a bola sofre marcação de longe.
III. Drible alto ou de velocidade é utilizado quando o jogador que está de posse da bola não está sofrendo uma marcação mais severa.
IV. Drible com passagem da bola por entre as pernas é realizado quando o atacante desloca-se em diagonal, realizando um movimento rápido e brusco de punho.
Estão corretas apenas as afirmativas