limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
De acordo com os domínios morfoestruturais brasileiros, podemos afirmar que as forças endógenas ativas correspondem aos movimentos de soerguimento dos continentes (orogênese) e ao dobramento das bordas continentais (epirogênese), que podem se manifestar através das fraturas, falhas e atividades vulcânicas resultantes da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas impulsionados pela energia do interior da terra. A epirogênese compreende movimentos da crosta que propiciam dobramento ou enrugamento de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais em área de choque entre placas tectônicas situadas nas bordas dos continentes. Como exemplo, pode-se citar a cordilheira dos Andes.
mostrar texto associado
Nos últimos anos, o aumento na extensão territorial do Brasil ocorreu em função de novos delineamentos de fronteiras internacionais em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
mostrar texto associado
Sobre a dinâmica das indústrias na nossa sociedade, autores como Zarnowitz afirmam que os fatos estilizados dos ciclos clássicos são também válidos nos ciclos de crescimento. Uma diferença é que os pontos de reversão dos ciclos de crescimento costumam ocorrer anteriormente aos pontos de quebra dos ciclos clássicos.
mostrar texto associado
A representação do espaço geográfico pode-se dar através de cartas, plantas, croquis, mapas, globos, fotografias, imagens de satélites gráficos, perfis topográficos, maquetes, textos e outros meios que utilizam a linguagem cartográfica. Um dos objetivos em se trabalhar com as representações cartográficas é o de se estabelecer articulação entre conteúdo e forma, utilizando a linguagem cartográfica para que se construam conhecimentos, conceitos e valores.
mostrar texto associado
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o Brasil. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.