limpar filtros
Questões por página:
L.P.,26 anos, chega à emergência com sudorese, hipertermia, nistagmo, hipertensão (PAM 123 mmHg), arritmia. Durante o atendimento, foi encontrado um frasco com pó branco e restos dessa substância em suas narinas. Para correção da taquiarritmia (Torsades de Pointes) ocasionada pela intoxicação por cocaína, a conduta indicada é administrar
A fibrilação atrial é a arritmia mais comum na emergência. É comumente é assintomática, mas pode precipitar quadro de instabilidade hemodinâmica. O ECG esperado nessa arritmia e a terapêutica adequada em caso de instabilidade hemodinâmica, são, respectivamente:
T.N.S.,77 anos, portador de insuficiência cardíaca por IAM, chega à emergência com dor torácica e dispneia. PA: 100x70 mmHg, FC: 48 bpm, tempo de enchimento capilar: 4 segundos. O ECG demonstra bloqueio atrioventricular de segundo grau (Morbitz II). Como médico assistente, sua conduta é:
Um paciente portador de linfoma, última quimioterapia há 13 dias, chega à unidade com queixa de calafrios e febre não aferida. Ao exame: paciente em regular estado geral, desidratado, hipocorado, taquicárdico (115 bpm), eupneico em ar ambiente, normotenso (110x70 mmHg), temperatura de 38,2°. Na admissão, foram solicitados exames laboratoriais. Sendo a principal hipótese diagnóstica neutropenia febril, os resultados que confirmariam seu diagnóstico são:
A pancreatite aguda é uma condição que exige um manejo adequado e, já na admissão hospitalar, há necessidade de análise da gravidade do paciente. Uma forma simples de avaliação é pelo escore de Ranson, que tem como parâmetros iniciais: a idade e os valores de leucócitos, LDH, glicose e TGO. Pontuaria nesse critério: