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Embora a elite imperial do séc. XIX estivesse de acordo com os pressupostos higiênicos e físicos, havia uma forte resistência em relação à realização de atividades físicas por conta da associação que se fazia entre o trabalho físico e o trabalho escravo. Qualquer ocupação, que implicasse em esforço físico, era vista com maus olhos e considerada de menor importância. Essa atitude dificultava que a prática de atividades físicas nas escolas se tornasse obrigatória.

Nessa conjuntura, o incentivo à prática de atividade física ficou restrito a instituições que visavam formar indivíduos saudáveis e fortes que pudessem atuar em defesa da pátria.

Essas instituições eram as
Em meados do séc. XIX existia no pensamento político e intelectual brasileiro uma forte preocupação com a pureza da raça branca. Como a população de escravos negros no país era muito grande, existia o temor de uma “mistura" que “desqualificasse" a raça branca. Dessa forma, a educação sexual associada à Educação Física deveria incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter essa “pureza" e “qualidade" da raça branca.

Esse ideário, no qual a Educação Física exerce um papel de segregação racial, foi denominado de
No séc. XIX, a Educação Física no Brasil assumiu uma função higienista que buscava modificar hábitos ligados à saúde da população. Nessa função, a Educação Física deveria favorecer a educação do corpo tendo como metas a constituição de um físico saudável, equilibrado organicamente, e menos suscetível às doenças.

A principal responsável pela proposição e disseminação do ideário do higienismo foi a categoria
A Educação Física, quando traz como conteúdo das aulas a prática e a discussão das atividades lúdicas, tem como principal intuito conscientizar os alunos que o lazer e a oferta de espaços disponíveis em suas cidades para a prática de atividades lúdicas e esportivas é
Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que descreve a relação correta entre a Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta praticados, fora da escola, de forma profissional.