limpar filtros
Questões por página:
Ao abordar a relação entre sociedade e educação, Luckesi (2002) destaca três tendências filosófico-políticas para compreender a educação, as quais se constituíram ao longo da prática educacional. A primeira tendência é a redentora, que compreende a educação como a responsável pela direção da sociedade e da vida social, salvando-a da situação em que se encontra. A segunda tendência vê a educação como reprodutora da sociedade. E, a terceira tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social, isto é, a educação como transformadora da sociedade. A relação entre sociedade, educação e escola também é objeto de reflexão de Rios (2011), que destaca a relevância da cultura, como elemento estruturante da sociedade. Segundo Rios, “há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social” e pode-se “verificar que a escola tem uma função contraditória – ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura”. Para Rios, “a escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação
Libâneo (2004), aponta que as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, “o novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento afetam a organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificação profissional e, por consequência, nos sistemas de ensino e nas escolas”. Esses aspectos apontados por Libâneo mereceram destaque no trabalho de Assmann (2004). Para este, o mundo está se transformando numa trama complexa de sistemas aprendentes e de ambientes propiciadores de experiências do conhecimento. Assmann ressalta que um tema-chave para a escola do futuro é a
Com o intuito de marcar uma reunião com uma equipe da Secretaria de Educação para planejar e avaliar ações pedagógicas, um usuário preparou o seguinte e-mail no gmail.com, em sua configuração padrão:
De: João Para: Maria; Beatriz; Fernando Cc: Rita Cco: Rodolfo Assunto: melhor data para reunião
No corpo do e-mail foi solicitado que cada um, ao responder, usasse a opção Responder para Todos. Todos responderam a mensagem seguindo a solicitação. Considere que todas as mensagens foram enviadas e recebidas com sucesso.
Assinale a alternativa que contém o nome para o qual não chegou a resposta enviada por Beatriz.
Observe a imagem a seguir, que mostra a opção Meu Drive do Google Drive, em sua configuração padrão, sendo clicada e abrindo um menu com opções. Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa que apresenta o número posicionado ao lado do ícone de nome Upload de arquivo.
Com objetivo de atribuir salas de aula de acordo com a quantidade de alunos de cada turma, um usuário elaborou a planilha exibida a seguir por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão. As colunas A e B mostram as turmas e suas respectivas quantidades de alunos. Na coluna C, foram colocadas fórmulas para determinar em qual corredor deve estar cada turma, sabendo-se que, no corredor A, ficam salas para turmas com até 20 alunos, e, no corredor B, ficam as demais salas. Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a fórmula aplicada na célula C2, conforme o enunciado.