Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Entre os alimentos permitidos na dieta líquida, pode-se incluir, entre outros, a água, os chás, o café, a água de coco, as sopas liquidificadas e coadas, os sucos coados, as bebidas isotônicas e os caldos de legumes à base de carne ou frango.

II. Entre os alimentos permitidos na dieta leve, incluem-se: as frutas como o mamão, a pera e a banana macia, cruas ou em forma de purê; as frutas tenras cozidas sem casca e sem sementes; a gelatina, o pudim, o arroz doce, a mousse; a geleia, o mel, o requeijão, a margarina, a manteiga e a torrada.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O leite humano é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses e continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida, provendo proteínas, gorduras e vitaminas.

II. O aleitamento materno é uma prática que contribui para a redução da morbimortalidade infantil, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.


Marque a alternativa CORRETA:

Em relação à segurança dos alimentos, tem-se que as doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Em muitos países, durante as últimas duas décadas, têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública. Nesse contexto, é um agente causador de DTA:
A respeito do leite materno, analise as afirmativas a seguir: I. A lisozima é uma das enzimas anti-infecciosas presentes no leite materno. II. Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob estímulo da prolactina. III. O colostro é um líquido amarelado e espesso com alta concentração proteica, com menos lactose e gordura, quando comparado ao leite maduro. IV. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo. Estão CORRETAS as afirmativas.
A ingestão de nutrientes, propiciada pela alimentação, é essencial para a boa saúde em todos os ciclos de vida. As recomendações dietéticas de referência para homens e mulheres de 60 anos são maiores quando comparados aos de 50 anos, em relação às vitaminas