Filtrar


Questões por página:
Conhecido por ser uma modalidade esportiva disputada desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade, o atletismo, no Brasil, atualmente é gerenciado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), criada em 1977, tendo a ela filiadas as Federações estaduais. Internacionalmente, é a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) a responsável pelo gerenciamento dessa modalidade, cujas provas de pista ou campo são disputadas em diferentes categorias, de acordo com a faixa etária, no masculino e no feminino. Sobre as provas de pista de curta distância ou velocidade, na categoria feminina, são percorridas as distâncias:
Esportes de invasão, conforme González, Darido e Oliveira (2017), são modalidades em que as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm que proteger a própria meta. Nesses esportes, é possível perceber, entre outras semelhanças, que as equipes jogam em quadras ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo (ou em um dos setores ao fundo), fica a meta a ser atacada e, na outra linha de fundo, a que deve ser defendida. Essa categoria reúne um conjunto de esportes, dentre os quais destacam-se:
Com o fim da II Guerra Mundial e, no Brasil, o fim da ditadura do Estado Novo, surgem algumas tendências da Educação Física que disputam a supremacia no interior da instituição escolar. Nesse período, conforme relatam Soares et al (1992), destaca-se o Método da Educação Física Desportiva Generalizada, divulgado no Brasil por Auguste Listelo, que caracterizava-se pelo predomínio da subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva (princípios de rendimento atlético/desportivo, competição, comparação de rendimento e recordes, regulamentação rígida, sucesso no esporte como sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas etc). Dessa forma, no referido período, o esporte determinava o conteúdo de ensino da Educação Física, estabelecendo também novas relações entre professor e aluno, que passam da relação professor-instrutor e aluno-recruta para a de:
O paradigma esportivo pautado no rendimento atlético e na aptidão física foi base da Educação Física na maior parte do século XX. Para Castellani Filho (2013), é somente a partir da década de 1980 que resistências contra-hegemônicas apresentaram para o esporte um novo paradigma de caráter:
De acordo com Soares et al. (2012), o ensino da Educação Física tem um sentido lúdico, que visa a instigar a: