Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento motor é um aspecto fundamental da educação física, pois envolve a progressão das habilidades motoras ao longo do tempo, influenciando a capacidade dos indivíduos de realizar movimentos eficientes e coordenados. Qual das seguintes alternativas melhor exemplifica a aplicação dos princípios do desenvolvimento motor em um programa de Educação Física para crianças em idade escolar?
A inclusão de práticas como dança, lutas e capoeira no currículo de Educação Física para adolescentes oferece inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento físico, social e cultural. Essas atividades promovem a coordenação motora, a disciplina, a autoestima e o respeito às diferenças culturais. No entanto, é essencial que os professores de Educação Física compreendam os princípios pedagógicos que orientam essas práticas para maximizar seus benefícios e garantir a segurança dos alunos. Considerando os princípios pedagógicos das práticas de dança, lutas e capoeira para adolescentes, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma abordagem eficaz para integrar essas atividades no currículo de Educação Física?
Qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma abordagem eficaz para o planejamento, prescrição e orientação de programas de exercícios em uma Academia da Terceira Idade (ATI)?
A prática de atividades físicas como ginástica, caminhada e yoga é essencial para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas. Cada uma dessas atividades possui princípios específicos que devem ser considerados na prescrição de exercícios para garantir segurança, eficácia e benefícios máximos. Nesse sentido, complete corretamente as lacunas a seguir:

“As práticas de ginástica, caminhada e yoga são altamente recomendadas para pessoas devido aos seus múltiplos benefícios. A __________ (1) enfatiza a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio através de posturas e técnicas de respiração, enquanto a __________ (2) é uma atividade aeróbica de baixo impacto que melhora a saúde cardiovascular e a resistência física”.
O planejamento de programas de Educação Física para crianças com sobrepeso e obesidade deve considerar aspectos físicos, psicológicos e sociais. A atividade física deve ser divertida e inclusiva, incentivando a participação contínua e promovendo hábitos saudáveis sem estigmatizar as crianças. Qual das seguintes alternativas representa melhor uma abordagem eficaz para um programa de Educação Física voltado para crianças com sobrepeso e obesidade?