Filtrar


Questões por página:
A Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica. Entre as inúmeras concepções que sustentam a referida disciplina, é possível reconhecer diversas funções atribuídas, ao longo do tempo, à Educação Física escolar, como o sentido de formar uma juventude forte ou descobrir atletas. Todavia, nas últimas décadas, novas perspectivas têm advogado por um outro lugar para a disciplina. Mais especificamente, Maldonado, Farias e Nogueira (2021) reconhecem que a função social da Educação Física na educação básica se manifesta na potencialidade dos educandos em realizarem a leitura de mundo sobre os saberes produzidos historicamente pela humanidade sobre as práticas corporais. A partir da perspectiva explicitada, é possível reconhecer as inspirações dos autores:
Sobre novas perspectivas para o campo, Bossle e Nunes (2025) apresentam alguns princípios gerais que devem sustentar a sua proposição para a Educação Física escolar, sendo três deles: a problematização, a dialogicidade e o reconhecimento do inacabamento na construção de um corpo consciente. Nesse sentido, Bossle e Nunes, inspirados na teoria freireana, propõem uma:
Libâneo (2012) faz uma crítica a como, muitas vezes, a função social da escola sobreleva a sua função escolar propriamente dita. Ou seja, para o autor, o problema está na distorção dos objetivos da escola, quando a função de socialização passa a ter apenas o sentido de convivência, de compartilhamento cultural, de práticas de valores sociais, em detrimento do acesso à cultura e à ciência acumuladas pela humanidade. Com isso o autor, postula que:
Visualizar Questão Comentada

De acordo com Emilia Ferreiro, a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábicoalfabética e hipótese alfabética. No nível de hipótese ___________, a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita, além de começar a desvincular a escrita das imagens, dos números e das letras. A hipótese de escrita que completa CORRETAMENTE a lacuna é:

Para José Carlos Libâneo (2017) são funções do planejamento escolar, EXCETO.