Filtrar


Questões por página:

A Educação Profissional e Tecnológica, em conformidade com o disposto na LDB 9394/96, bem como com as alterações introduzidas pela Lei 11.741/2008, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Dessa forma, pode ser compreendida como uma modalidade na medida em que possui um modo próprio de fazer educação nos níveis de educação básica e superior e em articulação com outras Modalidades Educacionais: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação a Distância. Quanto à Educação Profissional e Tecnológica, temos ainda que:

I. A educação profissional e tecnológica, na educação básica, não ocorre na oferta de cursos de formação inicial, mas ocorre na formação continuada ou qualificação profissional e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio ou ainda, na educação superior.

II. A educação profissional e tecnológica, na educação básica e superior, ocorre na oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio ou ainda, na educação superior.

III. A educação profissional e tecnológica ocorre exclusivamente na oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio.

IV. A educação profissional e tecnológica na Educação Básica e superior, por ser essencialmente tecnológica, é incompatível com educação básica. Logo, abrangerá de modo restrito, a educação superior, sendo graduação e pós-graduação.

V. A educação profissional e tecnológica na educação básica e superior, uma vez ocorrendo na educação básica, abrange cursos exclusivamente de formação inicial e continuada e cursos de educação profissional técnica de nível médio.

Das alternativas propostas, é correto afirmar que está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2013) asseveram que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes algumas competências e habilidades. Marque, a seguir, a alternativa que não representa o que é defendido por tais diretrizes:
De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2013), a tecnologia da informação pode contribuir com o processo educativo com alguns procedimentos, denominados de princípios, por Chikering e Ehrmann (1999).
 
Marque, a seguir, a alternativa que não representa a ideia defendida pelos autores.
Tajra (2012), ao refletir sobre as novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade, assevera que, para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:
 
I. Verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação.
II. Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas. Como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos.
III. Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.
 
Observe as afirmativas acima e marque a alternativa verdadeira:
Veiga (2010) menciona alguns princípios norteadores do Projeto Político-pedagógico. Marque a alternativa que não contempla a proposição da referida autora: