Filtrar


Questões por página:

Na formação técnica em saúde, a educação politécnica agrega elementos importantes da teoria marxista para realizar a crítica da educação existente e propor novos projetos.

A respeito dessa perspectiva, assinale a afirmativa incorreta.

Sobre o entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira parte da análise da nossa formação histórica, tanto em termos econômicos como sociais e culturais, assim como da especificidade de nosso desenvolvimento.

II. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira evidencia os traços marcantes da forma estrutural de reprodução das relações políticas, econômicas e culturais da sociedade brasileira.

III. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira reconhece que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados em simbiose com os setores atrasados.

Assinale:

A Teoria do Capital Humano, que se afirmou na literatura econômica na década de 1950 e se difundiu no campo educacional nas duas décadas seguintes, mantém ainda forte influência na formulação de políticas de educação profissional em saúde.

Com relação a esta teoria, assinale a afirmativa incorreta.

Na década de 1990, a Educação Profissional foi um tema bastante debatido e estudado por pesquisadores da área da Educação.

Com base na análise histórico-crítica da reforma da educação profissional brasileira, assinale a afirmativa incorreta.

Com relação ao conceito de qualificação, no campo da interface do trabalho e da educação, numa perspectiva histórico-crítica e contra-hegemônica, analise as afirmativas a seguir.

I. A qualificação pode ser compreendida como um elemento de mediação das práticas pedagógicas e das relações de trabalho, portanto, estudá-la pode tornar mais clara a compreensão de problemas relativos aos processos pedagógicos e de trabalho.

II. A qualificação precisa ser compreendida no âmbito dos conhecimentos e das habilidades práticas desenvolvidas pelos trabalhadores em formação, independente dos valores socialmente atribuídos ao diploma e ao trabalho correspondente à profissão exercida.

III. A qualificação é compreendida como uma construção social dinâmica, sendo tomada como um construto, produto da síntese de três dimensões: conceitual, social e experimental.

Assinale: