Filtrar


Questões por página:
Acerca dos pressupostos de um projeto que visa à integração do ensino médio ao técnico, na perspectiva da formação integrada baseada na concepção histórico-crítica do conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I. O sujeito é compreendido como ser histórico e social, capaz de transformar a realidade vivida.

II. Os conhecimentos gerais e específicos são tomados como uma unidade.

III. A formação geral tem centralidade, em relação à formação técnica, na organização curricular.

Assinale:
Com relação à ideia de formação integrada, orientada pela concepção de educação politécnica e de formação humana, assinale a afirmativa incorreta.
O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), cujo objetivo central consistiu na qualificação e profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem, tinha as seguintes metas, à exceção de uma. Assinale-a.
A partir da visão marxiana de educação que fundamenta a concepção politécnica de educação profissional em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. A concepção de trabalho como constituinte do ser social é elemento básico nessa proposição, mesmo que na sociedade capitalista o trabalho assuma, contraditoriamente, dimensões alienantes.

II. O ensino politécnico possibilita a relação teoria e prática e o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos que servem de base à produção fabril, contribuindo para a formação multilateral do indivíduo.

III. A educação voltada para os filhos dos operários deve ser constituída por: educação intelectual; educação corporal, produzida pelos exercícios ginásticos e militares; e educação tecnológica, compreendendo os princípios gerais e científicos dos processos produtivos e a iniciação das crianças e adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais.

Assinale:
Na educação politécnica na saúde, onde o currículo é desenvolvido a partir de uma abordagem sociológica e crítica, ciência e cultura são dimensões estruturantes da organização curricular.

Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo, analise as afirmativas a seguir.

I. Defende que o conhecimento materializado como currículo educacional não pode ser analisado fora de sua constituição social e histórica, sendo o currículo um artefato social e cultural.

II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos.

III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da cultura a ser recebida pelos alunos.

Assinale: