Questões de Concurso
Filtrar
10.685 Questões de concurso encontradas
Página 1691 de 2.137
Questões por página:
Analise a relação entre a competência destacada e as habilidades a seguir.
Competência:
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
Habilidades:
I. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
II. Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
III. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
IV. Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
V. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, é habilidade correspondente à competência destacada somente o que consta em
Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
A sequência correta, de cima para baixo, é
No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:
I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.
II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.
III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.
É correto o que se afirma em