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62. Numa perspectiva de gestão democrática de educação e de escola pressupõe-se como concepção e modelo de planejamento o participativo.

O planejamento participativo deve:

1. enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.

2. não ser meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.

3. compreender a participação como requisito fundamental para uma nova educação, uma nova escola, uma nova ordem social; uma participação que pressupõe e aponta para a construção coletiva da escola e da própria sociedade.

4. trazer consigo duas dimensões fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre o processo de planejamento, é correto afirmar:

1. O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.

2. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição e dela participam.

3. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados; por isso não pode ser flexível.

4. O planejamento deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:

1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.

3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo o documento orientador Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007), o currículo é compreendido como:

1. As experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

2. Exclusivamente os conteúdos ensinados e aprendidos no espaço escolar.

3. Apenas os conteúdos presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas.

4. O conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre o Projeto Político Pedagógico no espaço escolar, é correto considerar:

1. Deve ser produto de um processo de planejamento participativo.

2. Deve ser um documento organizado, preferencialmente, por pessoas que não façam parte do corpo docente ou discente da instituição.

3. É um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.

4. Visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade em todo processo vivido.

5. Representa um desafo importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.