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Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos, os quais, por sua vez, ao assimilarem e recriarem essas influências, se tornam capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Machado de Assis, assim como outros grandes poetas, escrevia bastante sobre diversos tipos de relacionamento: amizade, cumplicidade, amor. Na sala de aula, diversos tipos de relacionamento acontecem. Libâneo (1994) destaca que essa relação é permeada por dois aspectos: o cognoscitivo e o socioemocional.
Considerando as questões voltadas para a relação professor-aluno na sala de aula, analise as proposições a seguir e assinale a que apresenta as ideias e os conceitos CORRETOS.
A prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades e, nesse contexto, o trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Analise as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA.
A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar. Considerando as três funções da avaliação apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.
A avaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como esse conhecimento acontece. Independentemente de como essa avaliação é organizada, ela é constituída basicamente de três etapas, segundo Libâneo (1994): verificação, qualificação e apreciação. Assinale a alternativa que se refere à avaliação, nessas três etapas, de forma CORRETA.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/1996) estabelece, em seu artigo 9.º, inciso IV, que a União deve definir, junto aos estados, municípios e Distrito Federal, as competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Essas diretrizes devem ser utilizadas para nortear a elaboração de currículos educacionais em todas as escolas do país. Diante do exposto, é CORRETO afirmar que: