Filtrar


Questões por página:
Emulsão para administração por via intravenosa cujo uso prolongado pode causar hipertrigliceridemia. As características citadas referem-se ao medicamento:
As disposições da Lei nº 13.021/2014 regem as ações e serviços de assistência farmacêutica executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.As afirmativas abaixo são referentes à essa legislação. Leia-as atentamente:

I – poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas esoros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica II – é vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos III – Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a: estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica

Assinale a alternativa correta sobre os itens I, II e III:
O mecanismo de ação dessa classe de antimicrobianos decorre de interagirem com a molécula de polissacarídeo da membrana externa das bactérias gram-negativas, retirando cálcio e magnésio, necessários para a estabilidade da molécula de polissacarídeo. Esse processo é independente da entrada do antimicrobiano na célula bacteriana e resulta em aumento de permeabilidade da membrana com rápida perda de conteúdo celular e morte da bactéria.Além de potente atividade bactericida, esses antimicrobianos também apresentam atividade antiendotoxina. O lipídeo A da molécula de lipossacarídeo, que representa a endotoxina da bactéria gram-negativa, é neutralizado por esses medicamentos.
Em relação aos antimicrobianos da classe dos carbapenens, assinale a alternativa incorreta:
Segundo Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “O mecanismo anti-hipertensivo dessa classe de fármacos é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco (ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. Esses medicamentos são eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Aqueles com atividade simpatomimética intrínseca são úteis em gestantes hipertensas e em pacientes com feocromocitoma. Constituem a primeira opção na hipertensão arterial associada a doença coronariana ou arritmias cardíacas. São úteis em pacientes com síndrome de cefaleia de origem vascular (enxaqueca).Entre as reações indesejáveis desses medicamentos destacam-se: broncoespasmo, bradicardia excessiva, distúrbios da condução atrioventricular, depressão miocárdica, vasoconstrição periférica. Podem ainda, acarretar intolerância à glicose, hipertrigliceridemia e redução do HDL-colesterol”.A classe de anti-hipertensivo inibidores adrenérgicos citada no enunciado é: