Filtrar


Questões por página:

Em relação aos fármacos empregados no tratamento da hipertensão e seu mecanismo de ação, observe as afirmativas a seguir:

I A clortalidona e indapamida são diuréticos poupadores de K+ .

II O carvedilol é um antagonista dos receptores alfa e beta adrenérgicos.

III O aliskireno é um inibidor direto da renina.

Das afirmativas acima, apenas:

Estabeleça a correta correspondência entre as categorias de medicamentos listadas na Coluna I com os medicamentos listados na Coluna II.

Coluna I

1 Medicamento novo, genérico ou similar.

2 Medicamento de notificação simplificada.

3 Produto biológico.

Coluna II

( ) ibuprofeno

( ) simeticona

( ) alfaepoetina

( ) álcool etílico a 70%

( ) insulina

A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

De acordo com a Resolução ANVISA - RDC nº 60/2014, Artigo 18, alguns medicamentos não são admitidos para fins de registro como medicamento genérico ou similar. Exemplos destes produtos são:

Observe as afirmativas a seguir considerando as disposições da Resolução ANVISA – RDC nº 35/2012:

I Medicamento de Referência é um produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto à Anvisa.

II Na inexistência do medicamento de referência, poderá ser incluído na Lista de Medicamentos de Referência o medicamento genérico ou similar, de ação sistêmica, que tenha comprovada equivalência farmacêutica e bioequivalência/biodisponibilidade relativa em relação ao medicamento referência anteriormente eleito, mas que deixou de ser comercializado.

III Na inexistência do medicamento inovador, poderá ser incluído na Lista de Medicamentos de Referência o medicamento registrado com dossiê completo em outro país e recomendado pela Organização Mundial de Saúde em lista específica.

Das afirmativas acima, apenas:

De acordo com a Portaria nº 802/1998 do Ministério da Saúde, as empresas responsáveis por cada uma das etapas da cadeia dos produtos farmacêuticos são solidariamente responsáveis pela qualidade e segurança dos produtos objetos de suas atividades específicas. Na farmácia hospitalar, todas as atividades listadas estão relacionadas ao que é regulamentado por esta Portaria, EXCETO: