Filtrar


Questões por página:
Segundo Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “O mecanismo anti-hipertensivo dessa classe de fármacos está relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica decorrente de mecanismos diversos.São eficazes como monoterapia no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares.Entre os efeitos indesejáveis desses anti-hipertensivos, ressalta-se fundamentalmente a hipopotassemia, por vezes acompanhada de hipomagnesemia, e a hiperuricemia. É ainda relevante o fato deles poderem provocar intolerância à glicose. Podem também promover aumento transitório dos níveis séricos de triglicerídeos, em geral dependente da dose”. A classe de anti-hipertensivo citada no enunciado é:
Fármacos antidiabéticos orais são substâncias que, quando ingeridas, têm a finalidade de baixar o nível glicêmico e mantê-lo normal. Na atualidade, existem diferentes classes, que são discriminadas de acordo com seu mecanismo de ação. Assinale abaixo a alternativa que apresenta, respectivamente, um antidiabético oral que promove o retardo da absorção de carboidratos e um antidiabético oral que promove o aumento da sensibilidade à insulina em músculo, adipócito e hepatócito (também chamados, sensibilizadores da insulina)
“Os efeitos terapêuticos e colaterais dos Antiinflamatórios Não-Esteroidais (AINES) resultam principalmente da __________ da enzima ________, __________ assim, a síntese das_________ e __________ a intensidade do processo inflamatório”.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta as palavras que preenchem os espaços para tornar a afirmativa correta:
Assinale abaixo a alternativa que apresenta um anti-hipertensivo bloqueador de canal de cálcio e um vasodilatador direto, respectivamente:
“Substância” excretada principalmente pela urina, e em menor grau, pelo intestino e leite, sendo filtrada no glomérulo e parcialmente reabsorvida de forma passiva nos túbulos. A reabsorção dessa substância no túbulo está relacionada de forma inversa com o fluxo da urina. Assim, em condições de alto fluxo, cerca de 40% dessa substância da urina se reabsorve, enquanto em casos de pouco fluxo(desidratação e outros problemas pré-renais ou pós-renais) pode reabsorver até 70% dela. A substância em questão, que é utilizada como avaliador de função renal é: