Questões de Concurso
Filtrar
397 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 80
Questões por página:
Leia as afirmativas sobre a Surdez, a partir um olhar sócio-antropológico:
I) Artefatos culturais são uma das manifestações de um grupo minoritário que sustenta seus discursos afirmativos a partir do seu modo de vida.
II) As experiências visuais são formas de construção de sentido para a comunidade surda.
III) A subjetividade surda é uma manifestação identitária por meio da língua e da cultura.
IV) O ato de buscar uma identidade semelhante ao ouvinte é uma ideia de enquadramento social e padrão para a comunidade surda.
V) Um modelo e padrão ouvinte, principalmente em busca de uma perfeita vocalização, é uma subjetividade da surdez a partir de um olhar sócio-antropológico.
Assinale a alternativa que representa somente as afirmativas CORRETAS.
Com base nos estudos apresentados por Pereira (2015), marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A autora realiza uma reflexão sobre a tipologia aplicada da interpretação das Línguas de Sinais.
( ) A autora apresenta um estudo de caso sobre o intérprete educacional no ensino superior, em especial na atuação nos cursos de mestrado e doutorado em linguística, literatura e estudos da tradução.
( ) A autora, a partir dos estudos de Schjoldager (1997), distingue a interpretação comunitária da não comunitária a partir de diversos aspectos relacionados ao cliente e à atuação.
( ) O termo intérprete interlíngue/interpretação interlíngue é utilizado pela autora para marcar o sujeito e o fenômeno do bilinguismo, que trata da mediação de interações faladas entre pessoas que não têm ou não se sentem com proficiência suficiente na outra língua, em contraste apenas com intérprete/interpretação, significando a compreensão subjetiva e consequente reação a um enunciado, ideia ou manifestação cultural.
( ) A autora usa materiais de interpretação que podem, também, ser caracterizados como do tipo comunitária, embora em alguns casos, como em uma reunião de professores em que participam docentes ouvintes e surdos, esta distinção não fique muito marcada.
A alternativa que indica a sequência CORRETA é:
Assinale a alternativa que corresponda a palavra interpretada na representação acima.
Para ele basta apenas deixar as duas palmas abertas, a ponta dos seus dedos se tocando, e então fazer um movimento trazendo suas mãos para perto.
A descrição diz respeito ao sinal de: