Filtrar


Questões por página:

Sobre os modelos de fornecimento de serviços, presentes no ciclo de vida de serviços, avalie as seguintes modalidades apresentadas na sequência e verifique a sua correção e pertinência ao fornecimento de serviços.


I. Terceirização ocorre quando a organização transfere o fornecimento dos serviços de TI para um Provedor de Serviços Externo. Este modelo pode ser terceirização total (full outsourcing) ou pode mesclar atividades parciais de desenho, transição e operação dos serviços de TI, interna e externa, de acordo com cada contrato (multisourcing).

II. Terceirização de Processos de Negócio, ou BPO (Business Process Outsourcing), envolve a terceirização não somente de um serviço, mas de uma cadeia de processos que pode entregar vários serviços aos clientes.

III. Provedor de Serviço de Aplicativo, em que os serviços de TI em forma de software podem ser acessados e executados dentro de um Provedor de Serviços Externo, pelo uso da rede ou Internet. Exemplos podem ser provedores de serviços de e-mail ou contratações como SaaS (Software as a Service) (Software como um serviço).


É CORRETO apenas o que se afirma em

Segundo a norma ISO NBR 10.006, projeto é um “processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Avalie as assertivas a seguir.


I. Projetos de grande porte ou que endereçam sistemas e serviços de missão crítica das organizações podem desempenhar esforços de trabalho contínuo, repetindo suas fases com caráter permanente, evoluindo o mesmo produto ou fornecendo um serviço repetitivo.

II. A criação da WBS (Work Breakdown Structure) ou Estrutura Analítica do Projeto — EAP subdivide entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e gerenciáveis. Quando esses componentes menores chegam ao nível de pacotes de trabalho, a EAP está pronta. Uma das formas de criar a WBS ou EAP é utilizando as fases do ciclo de vida do projeto no primeiro nível, seguido pelos produtos e entregas nos níveis inferiores.

III. Portfólios de Projetos são grupos de projetos relacionados e gerenciados de forma coordenada, podendo usar as mesmas técnicas e podendo compartilhar recursos. Quando os projetos são gerenciados coletivamente dentro de um portfólio, é possível obter benefícios que não existiriam se os referidos projetos fossem gerenciados individualmente.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

O COBIT 5 fornece orientações da ISACA sobre governança corporativa e gestão de TI e é baseado na evolução decorrente da aplicação prática do COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco, segurança e garantia. Considerando o “Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização” do COBIT 5, avalie as seguintes assertivas.


I. A qualidade intrínseca reflete o quanto os habilitadores do COBIT 5 e seus resultados cumprem a meta levando-se em consideração o contexto em que operam.

II. A gestão é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

III. A forma proposta pelo COBIT 5 para avaliar se o processo atinge seus objetivos, avaliando os resultados dos processos, utiliza a classificação da norma ISO/IEC 15504 conforme as seguintes escalas: Não Atingido, Fracamente Atingido, Parcialmente Atingido, Amplamente Atingido, Plenamente Atingido.

IV. Os habilitadores “Informação”, “Serviços, infraestrutura e aplicativos” e “Pessoas, habilidades e competências” também são recursos da organização e devem ser gerenciados e governados.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Sobre o Guia de Elaboração de PDTIC do SISP Versão 2.0 e considerando que um Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) representa um instrumento de gestão para a execução das ações de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TI, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão, assinale a alternativa CORRETA.

O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações:


I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado.

II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação.

III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida.


É CORRETO apenas o que se afirma em: