Filtrar


Questões por página:

Visando garantir o sucesso da iniciativa de implementação do COBIT 5 e seu ciclo de vida de melhoria contínua em um Tribunal de Justiça, um Analista Judiciário assumiu a tarefa de elaborar um estudo de caso.

O estudo de caso inclui:


− os benefícios almejados para o Tribunal, seu alinhamento com a estratégia de negócios e os respectivos responsáveis pelo benefício;

− as mudanças nos negócios necessárias para criar o valor esperado;

− os investimentos necessários para criar as mudanças na governança e gestão de TI do Tribunal.


Além destes, o estudo de caso também deve incluir:

A automação de processos de negócio visa à implantação de processos em uma organização, como um Tribunal de Justiça, por meio de atividades como: uso de tecnologias específicas, integração de dados e sistemas, controle de fluxo do trabalho, distribuição das tarefas, monitoramento em tempo real. Para que a automação de processos de negócio atinja os melhores resultados, são usadas soluções tecnológicas como as que reúnem um conjunto de ferramentas que une TI e ambiente de operação. Esta solução proporciona um nível de automação por meio da criação e execução de aplicações que combinam a lógica mostrada nos modelos de negócio com regras e dados conectados com as atividades, oferecendo um gerenciamento avançado de fluxo de trabalho e controle na orquestração de qualquer processo. Esta solução é conhecida como

Determinada empresa de TI obteve o nível de certificação MPS.BR, avançando em relação ao nível anterior Parcialmente Gerenciado já conquistado. O processo de obtenção da Certificação MPS.BR começou com a inclusão da meta no Planejamento Estratégico Situacional da empresa. Foi contratada uma consultoria para apoiar e orientar os procedimentos e controles. Os principais desafios propostos eram:

− Gerenciar a aquisição de produtos e seus fornecedores;

− Implantar um Sistema de Gerência de Configuração e controlar o armazenamento, o manuseio e a liberação de itens de configuração e baselines;

− Implantar processo de Garantia da Qualidade para assegurar que o desenvolvimento de software e a execução dos processos estivessem em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos;

− Melhorar o comprometimento com prazos, entrega e custos de projetos, através da gerência de portfólio de projetos;

− Adotar um conjunto adequado de medidas orientado pelos objetivos de medição.


Os dados acima permitem concluir que a empresa obteve o nível de:

O Processo de Validação e Teste de Serviço da ITIL v3 edição 2011 verifica se a utilidade e garantia do serviço serão entregues conforme especificado no Pacote de Desenho do Serviço – PDS, que

Considere, abaixo, os tipos de serviços em uma organização.


I. Em desenvolvimento.

II. Ativos.

III. Propostos.

IV. Obsoletos.


Fazem parte do Portfólio de Serviços de TI da ITIL v3 edição 2011, os serviços