Filtrar


Questões por página:
Homem, 68 anos, em acompanhamento ambulatorial regular na cardiologia por apresentar “arritmia”. Como vinha apresentando dispneia aos esforços e tosse não produtiva, foi a um pneumologista que solicitou alguns exames. Entre eles, havia uma tomografia de tórax, que demonstrou a presença de infiltrados pulmonares. Em outro exame foram encontradas alterações na capacidade de difusão do monóxido de carbono. Neste paciente, a medicação cardiológica que pode estar mais provavelmente associada a estas alterações é:
Paciente do sexo masculino, 46 anos, vem em uso de felodipina, clonidina, atenolol e hidralazina. Exame físico sem alterações significativas. Exames laboratoriais recentes com uréia de 35 mg/dl; creatinina de 0,70 mg/dl; potássio de 2,5 mEq/L. Foi suspeitado de hiperaldosteronismo primário. Entre as dosagens séricas, as que mais poderiam contribuir no esclarecimento desta causa de hipertensão secundária são:
Durante a realização de ecocardiograma de uma mulher de 81 anos foi evidenciada a presença de estenose aórtica grave. Diante deste diagnóstico, a condição que determina menor sobrevida é:
Em relação às normas mínimas para funcionamento de consultórios e dos complexos cirúrgicos para procedimentos de curta permanência, é CORRETO afirmar que:
Em relação ao reflexo oculocardíaco (ROC), assinale a alternativa CORRETA: