limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A presença de microrganismos em diferentes tipos de ambientes exige cuidados importantes para evitar a contaminação de alimentos. Nesse sentido, devem ser controlados, por serem considerados como fontes de contaminação: utensílios e equipamentos mal higienizados; temperatura inadequada dos alimentos; e manipuladores de alimentos com higiene pessoal insuficiente.
mostrar texto associado
O primeiro passo para a implementação das Boas Práticas em Serviços de Alimentação é a realização do diagnóstico situacional, que deve incluir um plano de ação. O plano de ação, por sua vez, deve contemplar as não conformidades observadas, as medidas corretivas, os prazos e os responsáveis pelas ações, priorizando sempre a realidade local, ou seja, as condições do proprietário para o cumprimento das normas.
mostrar texto associado
A Instrução Normativa n.º 16/2017, do Distrito Federal, admite que produtos resfriados e congelados, acondicionados em embalagens originais de papelão, permaneçam sob refrigeração ou congelamento, como outros alimentos, fora de embalagens similares, desde que armazenados em local delimitado ou em equipamento exclusivo para esse fim e que não apresentem sinais de violação, umidade ou bolores.
mostrar texto associado
A Resolução RDC n.º 216/2004, entre outros aspectos, orienta os envolvidos na produção de refeições sobre a adoção de Boas Práticas em Serviços de Alimentação m todo o território nacional. Apesar de a versão original dessa Resolução não abranger, em seu âmbito de aplicação, as unidades de alimentação e nutrição dos serviços de saúde e estabelecimentos móveis, como os food trucks, a RDC n.º 52/2014 e a orientação da Vigilância Sanitária as incluem.
mostrar texto associado
Todas as preparações devem ser avaliadas sensorialmente por aplicação de teste de aceitabilidade, independentemente da faixa etária dos alunos atendidos pelo PNAE.