limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Segundo as definições do CID-10, o diagnóstico diferencial da Esquizofrenia paranoide (F20.0) deve excluir psicoses epilépticas induzidas por drogas, e levar em consideração que os delírios persecutórios podem receber pequeno peso diagnóstico em pessoas de certos países ou culturas.
mostrar texto associado
Considere uma situação hipotética em que várias alunas de uma determinada escola tiveram suas redes sociais invadidas com fotos modificadas e sexualizadas, além de receberem ameaças acerca da divulgação delas na internet. Infelizmente, algumas dessas jovens chegaram a tentar suicídio, até que uma delas realizou de imediato os prints das fotos encaminhadas, rastreou os contatos do agressor, identificou uma rede de meninos “INCEL”, todos os alunos do mesmo colégio e buscou a direção da escola para que providências fossem tomadas. Sendo esse tipo de violência classificada no Código Penal Brasileiro e todos os envolvidos menores de idade, é verdadeiro afirmar que a expulsão da escola de todos os agressores envolvidos pode ser compreendida como pena máxima a ser aplicada a esses jovens.
mostrar texto associado
O estado psicológico da barganha surge após o diagnóstico da doença, em casos de recidiva ou insucesso de tratamento e ainda em situações de perda familiar abrupta.
mostrar texto associado
Criada a fim de avaliar os colaboradores que trabalham em situações de risco, a avaliação psicossocial é um exame que só pode ser feito por profissionais habilitados na área de saúde e ocupação do trabalho. Pelos psicólogos, essa função consiste em analisar o nível de estresse a que os funcionários se submetem para a realização de sua função. Dessa maneira, cabe ao órgão ou entidade contratante (público ou privado), em observância às normas regulamentadoras emitidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, decidir quais aspectos individuais e coletivos do trabalho, ambiente e gestão serão avaliados, assim como os instrumentos adequados à avaliação.
mostrar texto associado
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está enquadrado pela apresentação de aspectos dramáticos, emotivos ou erráticos. Trata-se de um transtorno que costuma afetar uma em cada 20 meninas entre 13 e 18 anos (início da puberdade), quando começam a se manifestar os sintomas. Para tratar desse transtorno no âmbito terapêutico, existem estudos que apontam a Terapia Comportamental Dialética (TCD) como uma das abordagens mais eficientes no tratamento do TPB, pois essa abordagem acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim deve ser ajudada a se perceber como responsável por suas escolhas e como protagonista de sua vida.