limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado.
mostrar texto associado
O relatório multiprofissional é resultante da atuação da psicóloga em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos (Resolução CFP nº 06/2019). Neste contexto, a psicóloga deve elaborar a conclusão do documento a partir do relatado na análise, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo, sem constar encaminhamento, orientação e sugestão de continuidade do atendimento ou acolhimento por se tratar de uma decisão a ser tomada em equipe.
mostrar texto associado
No que se refere ao desenvolvimento motor, é sabido que há uma sequência praticamente universal do desenvolvimento, porém seu ritmo responde a certos fatores culturais, que disponibilizarão mais ou menos estímulos para a aquisição de habilidades.
mostrar texto associado
Segundo as definições diagnósticas do CID-10 no que se refere ao DELIRIUM NÃO INDUZIDOS POR ÁLCOOL OU OUTRAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (F05), o quadro clínico é tão característico que um diagnóstico razoavelmente confiável de Delirium pode ser feito mesmo se a causa subjacente não estiver claramente estabelecida, sendo descartado exame de eletroencefalograma para sanar dúvida diagnóstica.
mostrar texto associado
Alguns estudos apontam que a população adolescente é considerada a mais saudável por apresentar baixas taxas de mortalidade por morbidade ao ser comparada com as demais faixas etárias. Olhando para o contexto escolar e as dificuldades que envolvem especificamente a manutenção do adolescente de classe socioeconômica baixa na escola, tem-se a indicação de utilizar a educação como mecanismo de mobilidade social, eliminando os fatores que dificultam o aproveitamento escolar, garantindo a frequência à escola e ao ensino de boa qualidade. Algumas dessas medidas podem ser sintetizadas como: disponibilização de informações acerca de métodos anticoncepcionais; ações de prevenção à violência e a prevenção ao uso de drogas. Assim, para que essas medidas sejam efetivas e praticáveis, é necessário conhecer apenas o funcionamento grupal desses adolescentes para que ações efetivas possam beneficiar essa população, já que a unidade grupal nesse contexto é responsável pelos direcionamentos acerca da proteção e promoção da qualidade de vida na adolescência.