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Os transtornos de aprendizagem comprometem a aquisição da leitura, da escrita e/ou do cálculo desde as primeiras etapas da escolaridade. Atualmente os pesquisadores consideram que os transtornos de aprendizagem não têm origem em dificuldades cognitivas e sim nos aspectos interligados, como, por exemplo, a identificação das letras e números, a segmentação e a decifração, a atenção e memória visual, entre outros. Além disso, geralmente não se observam dificuldades de linguagem evidentes nesses casos.
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Os adolescentes processam a informação emocional com o lobo frontal, enquanto os adultos usam a amígdala. Por isso, os adolescentes tendem a fazer julgamentos impulsivos e menos racionais.
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Os Transtornos do Controle Esfincteriano dividem-se em Enurese e Encoprese. Nesse contexto, há uma distinção entre a Enurese noturna de tipo monossintomático e não monossintomático. No caso da Enurese noturna monossintomática, por exemplo, há mais possibilidade de contenção da bexiga do que na não monossintomática.
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A investigação das bases neurobiológicas dos transtornos da personalidade (TP) tem encontrado resultados promissores para a compreensão desses transtornos, e, sobretudo, contribuído para a diminuição do estigma e da crença de que os TPs são imutáveis. Com os avanços nos estudos dessa área, é possível apontar quatro grandes dimensões psicológicas que se associam a algum TP específico: desregulação afetiva ou instabilidade, impulsividade / agressividade, desorganização cognitiva e ansiedade.
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As transformações na área da avaliação psicológica e, consequentemente, na prática do diagnóstico psicológico têm sido substanciais nos últimos anos. Muito se discute se cabe ao psicólogo dar diagnóstico ou não. Nesse sentido, é consenso que, durante a elaboração de documentos provenientes da avaliação psicodiagnóstica, fica facultado ao profissional apresentar ou não diagnósticos nosológicos.