limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Diversas são as teorias que explicam a personalidade. Para Gordon Allport, o problema central de qualquer teoria da personalidade é a forma como ela trata o conceito de motivação. Para o autor, o estado atual da pessoa não importa, senão o que aconteceu no passado, pois esses acontecimentos são fundamentais para explicar o comportamento adulto. e existem como força motivadora no presente.
mostrar texto associado
A assistência psicológica de pacientes nos ambientes ambulatoriais / hospitalares pode ocorrer em diversas situações, a exemplo: na profilaxia cirúrgica; no pré e pósoperatório de cirurgias bariátricas; na neuropsicologia adulto e infantil de crianças e adolescente com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, na ocorrência das síndromes genéticas e lesões cerebrais; em pacientes com obesidade infantil; transtornos alimentares e transtornos psiquiátricos. Nesses casos, o atendimento psicológico pode envolver a avaliação neuropsicológica dos pacientes e não necessita de encaminhamento.
mostrar texto associado
A psicopatologia, vista pela clínica fenomenológica, é compreendida através do posicionamento do sujeito na existência, a partir de escolhas que ocasionaram o seu aprisionamento, buscando o indivíduo preservar-se de si, ou de situação qualquer, por vezes deparando-se com rígidos critérios que limitam sua existencialidade.
mostrar texto associado
A Psicologia Positiva é considerada uma especialidade na ciência psicológica que tem como foco o estudo das experiências positivas e dos pontos fortes do ser humano. No contexto escolar e acadêmico, o desempenho do estudante usualmente é medido por variáveis relacionadas à inteligência. Porém, com o crescimento da Psicologia Positiva, algumas variáveis não cognitivas também são consideradas porque elas afetam a experiência acadêmica e os resultados do sujeito e também são afetadas pela educação. Neste sentido, algumas dessas variáveis são: esperança disposicional, autoeficácia e otimismo.
mostrar texto associado
Na fundamentação teórica do Teste Palográfico (Vetor), está destacado que no ato de desenhar estão presentes e juntas a adaptação, expressão e projeção. A adaptação refere-se à adequação em relação à tarefa solicitada. A expressão refere-se ao estilo peculiar das respostas do sujeito, revelada nas qualidades gráficas. A projeção dáse na atribuição de qualidades às situações e objetos, que aparecem no conteúdo e na maneira de tratar o tema. Diante disso, é correto afirmar, segundo a classificação proposta por Van Kolck, que o Teste Palográfico é considerado projetivo.