Filtrar


Questões por página:
A respeito de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI) e da biblioteca ITIL, assinale a opção correta.
mostrar texto associado
O gerenciamento financeiro da TI, IT financial management, é um dos principais processos direcionadores do estágio de definição da estratégia de serviços (service strategy) no ITIL V3. Esse gerenciamento oferece informações aos processos de geração de estratégia (strategy generation), gerenciamento de demanda (demand management) e gerenciamento de portfólio de serviços (service portfolio management), que são relacionadas a oportunidades e restrições, modelos de custo, retornos sobre investimento e retornos na forma de agregação de valor.
mostrar texto associado
No ciclo de vida do ITIL V3, a fase de transição de serviço é responsável pela transição de serviços de TI para o ambiente operacional, e a operação dos serviços propriamente dita é efetuada pela área de operação de serviços; em razão disso, a identificação, o controle e a contabilização dos itens de configuração e ativos de serviço não é de responsabilidade da transição, mas da operação.
mostrar texto associado
A principal resposta produzida pelo processo AI6 refere-se à tomada de decisão entre se desenvolver internamente ou se adquirir externamente soluções de TI. A eficiência desse processo é mensurada pela razão obtida entre a quantidade de soluções desenvolvidas internamente e a quantidade de soluções adquiridas externamente.
mostrar texto associado
A medição do atraso entre as atualizações do plano estratégico de TI e os planos táticos de TI está diretamente relacionada aos processos PO1. O percentual de despesas com TI expresso em termos de direcionadores de valor para o negócio, por sua vez, está diretamente relacionado aos processos PO5 do modelo COBIT 4.1.