Filtrar


Questões por página:

Em um certo dia de trabalho no TRT da 16a Região, ocorreu uma falha em um disco de um conjunto espelhado gerando uma interrupção não planejada de um serviço de TI que operava neste disco. De acordo com a ITIL v3, ocorreu um ...I... , que possui um ciclo de vida expandido composto pelas etapas: ...II... . No dia seguinte, novamente ocorreu a falha no mesmo disco, mais de uma vez. A equipe de TI buscou, então, investigar a sua causa raiz. De acordo com a ITIL v3 a investigação desta causa raiz deve ser conduzida pelo processo ...III..., que pertence ao estágio ...IV... .

As lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas por:

De acordo com o CobiT 4.1, as organizações não podem atingir seus requisitos de negócios e governança sem adotar e implementar um modelo para governança e controle de TI para fazer uma ligação com os requisitos de negócios, identificar os recursos mais importantes a serem aprimorados e definir os objetivos de ...I... a serem considerados, dentre outros aspectos.
A estratégia da organização deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos ...II... relacionados às iniciativas de TI. Esses objetivos devem levar a uma clara definição dos próprios objetivos ...III..., o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades de TI, ou a arquitetura de TI para a organização, necessários para executar de maneira bem-sucedida a parte que cabe à TI na sua estratégia.

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:

André trabalha como Analista Judiciário e, analisando o modelo de maturidade do CobiT 4.1, concluiu que a performance atual do TRT da 16a Região nos seus processos de TI encontra-se no seguinte patamar: “os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes funcionários fazendo a mesma tarefa. Mas não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixada com cada um dos funcionários.
Há um alto grau de confiança no conhecimento por parte deles e, consequentemente, erros podem ocorrer”.

O TRT da 16a Região encontra-se no nível de maturidade
Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Neste modelo,
No MPS.BR o nível de maturidade F (Gerenciado) é composto pelos processos do nível de maturidade anterior (G) acrescidos dos processos Aquisição, Garantia da Qualidade, Gerência de Portfólio de Projetos, Medição e